Pilates em atletas de Triathlon.

Pilates em atletas de Triathlon.

Muito se sabe que hoje o Pilates é umas das atividades mais completas da atualidade, no qual é possível trabalhar com qualquer tipo de pessoa desde crianças à terceira idade, de pessoas com patologias até atletas e gestantes, sem restrição quando aplicado por profissionais qualificados das áreas de EDUACAÇÃO FÍSICA e FISIOTERAPIA.

O método Pilates foi criado pelo alemão Joseph H. Pilates, que na época da Primeira Guerra Mundial foi exilado na Inglaterra para auxiliar os enfermeiros dos hospitais improvisados a cuidar da recuperação dos fuzileiros feridos e utilizando seu método de exercícios foi treinando-os fazendo com que voltassem mais fortes e em menor espaço de tempo para as batalhas.

Assim como naquela época foi usado para reabilitar mais rápido os fuzileiros,  hoje o Pilates e seus princípios ajudam os atletas a se recuperarem de lesões e stress provocado pelos treinos de alta intensidade através de alongamento, força e trabalhos de correções posturais globais e específicas da modalidade.

O Pilates auxilia a grande maioria dos atletas que buscam ajuda de outras modalidades para melhorar seu desempenho em movimentos específicos de qualquer que seja a modalidade, melhorando sua capacidade de concentração para que consiga exigir ao máximo de si.

Para quem não conhece, o Triathlon é uma das inúmeras modalidades esportivas que inclusive também é olímpica e como o nome diz TRI que consiste em três modalidades que são praticadas em dias de competições oficiais nesta sequência Natação, Ciclismo e Corrida e suas distancias são estabelecidas de acordo com a organização do evento, como por exemplo, IRONMAN que é uma modalidade de Triathlon de longas distâncias compreendendo aproximadamente 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,195 km de corrida.

Aqui no Pilates Corpo e Alma temos a atleta e também professora de Ed. Física Mariana Marques que têm em seu currículo algumas provas de Meio Iron Man (provas com quilometragens pela metade da Iron Man) e a principal da sua carreira foi o Iron Man de Florianópolis disputado em maio de 2015 trazendo para casa o 17º lugar na competição, na categoria feminina de 30 a 34 anos.

Meio Iron Man Foz do Iguaçu

Meio Iron Man Foz do Iguaçu sábado 29/08/2015

 

 

iron man

Meio Iron Man Foz do Iguaçu sábado 29/08/2015

          Mariana conta que além dos treinos intensos de musculação para o ganho de força e resistência no geral, treinos específicos de natação e ciclismo não poderia deixar de fora as aulas de Pilates que tem ajudado muito na hora dos treinos e principalmente nos dias de prova, tanto para se manter bem fisicamente e focada durante as provas, quanto na transição de uma modalidade para a outra, que no caso dela sentia dores na região do quadril e glúteo na troca do ciclismo para a corrida.

          “- Estou satisfeita com os benefícios que o Pilates tem me oferecido e pretendo continuar, diz Mariana Marques.

medalha do 17ª lugar no Iron Man Brasil

Medalha do 17ª lugar no Iron Man Brasil

fortalecimento da cadeia posterior com estabilização de quadril.

Fortalecimento da cadeia posterior com estabilização de quadril no momento em que leva uma perna para trás.

          “ Com a atleta Mariana Marques vem sendo feito um trabalho bem específico no que ela mais precisa que é o alongamento de toda a cadeia posterior priorizando glúteos e ísquios–tibiais e trabalhos para fortalecimento do core fazendo com que a Mariana tenha um melhor desempenho em cada modalidade com o mínimo de força possível para que chegue até o final sem lesão e dentro do que ela espera diz o educador físico e professor de Pilates Eduardo Picelli do Pilates Corpo e Alma.

Em conjunto a Fisioterapeuta Mayara Batista de Morais ressalta que todo corpo precisa ser equilibrado em duas características principais, sendo elas, alongamento e força para haja equilíbrio corporal em qualquer que seja a modalidade e também para evitar grande parte das lesões sofridas por atletas e alto rendimento.

Todo o trabalho que é feito com os alunos do estúdio de Pilates Corpo e Alma conta com o educador físico especialista em Pilates professor Eduardo Picelli CREF: 079302-G/SP e com a fisioterapeuta e instrutora de Pilates Mayara Batista de Morais CREFITO: 58146-LTF.

 

Pilates também no inverno? Sim

Pilates Corpo e Alma no Clima do Inverno.

Muito se sabe que a maioria das pessoas que não são adeptos de exercícios físicos e colocam obstáculos para fazer algum tipo de atividade física e muitos se perguntam na hora de pensar em iniciar a prática, sair de casa? fazer dieta? ir até o parque ou academia? meu deus está muito frio não consigo sair de casa, estou com dor no corpo todo.

Pois bem ⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓

pilates no inverno

Isso mesmo muitos não conhecem o benefício da atividade física e muito menos conhecem quando praticada durante o inverno e ou dias mais frios, principalmente quando encontra-se dores nas articulações que é comum ouvir reclamações com a baixa da temperatura.

“Além disso, há uma tendência de menor mobilização articular, devido a diminuição de atividades como caminhar, ocasionando menor lubrificação articular. Com a insuficiência da cartilagem, associada a uma variedade de condições como sobrecarga mecânica (esforço sobre a articulação), alterações bioquímicas da cartilagem e membrana sinovial (comuns em algumas doenças reumáticas) e fatores genéticos, as dores tendem a aumentar.

Durante o inverno, devem-se realizar exercícios físicos principalmente com o objetivo de minimizar o desconforto provocado pelas dores articulares e melhorar a qualidade de vida. O ideal é manter uma atividade de, no mínimo, 30 minutos. Porém, alguns cuidados precisam ser tomados nos dias frios, como aquecimento e, de preferência, todos exercícios devem ser supervisionados por um profissional qualificado, já que é preciso desenvolver movimentos específicos, não podendo ser realizados inadequadamente.

O Pilates é uma excelente técnica para prevenir e tratar essas dores, bem como obter um bom condicionamento físico. Além de proporcionar uma maior percepção corporal, melhora do equilíbrio, aumento da flexibilidade e melhora da auto-estima nos idosos”.

                                                                 (fonte:http://www.instpilates.com.br/saude-da-coluna/dor-corpo-inverno/).

Respondendo ao título, sim Pilates também no inverno porque além do aluno e/ou paciente ter um lugar fechado com temperatura ambiente e bem preparado, o mesmo está amparado com profissionais acompanhando de perto e com uma gama de exercício escolhidos individualmente para cada tipo de aluno de acordo com sua capacidade, esse tipo de atendimento qualificado e com estrutura a altura você encontra aqui no Estudio de Pilates Corpo e Alma localizado em Santo André na rua das Figueiras, 474 bairro Jardim

SIGA O EXEMPLO DO NOSSO ALUNO ACÍDUO QUE NÃO TEM MEDO DE FRIO ⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓

Pilatesando no Frio

 

Cuidado com o açucar

Bom dia, você sabia que o açúcar encontrado nos alimentos também é o que ajuda a criar a gordurinha em baixo da pele. Nesta matéria você irá conhecer a importância de dois tipos de tecido adiposo, os marrons e os brancos e suas definições e para que servem.

Não deixem de nos seguirem e ficar por dentro de muitas curiosidade e novidades relacionado a sua Saúde.

 

comidas gordas

 

                   Fonte : Revista Saúde

A importância da dieta balanceada.

Bom dia, na revista SAÚDE do mês de abril de 2015 saiu uma matéria referente a má alimentação em pessoas da terceira idade com quadro de desnutrição por não saber escolher o melhor prato. Fiquem atentos com seus entes que se encontram com idades acima de 60 anos, nem sempre qualquer dieta e escolha por alimentos, são as mais adequadas quando se trata de pessoas que não procuram um especialista do segmento.

dieta terceira idade

Fonte: Revista Saúde por André Biernath

5 ANOS de Pilates Corpo e Alma

site 5 anos 2

E lá se vai mais um ano de trabalho duro, de altos e baixos mas com muitas conquistas. Ser parte de uma empresa é como ter mais uma família, nos preocupamos com ela, cuidamos, e queremos vê-la melhorar cada vez mais.

A empresa em si somos todos nós, e por isso desejo que a união que nos apoia e nos faz crescer seja cada vez maior, fazendo com que cada vez mais pareçamos essa grande família, diferente, mas unida.

Quero agradecer a todos os alunos que compareceram e aos que não puderam comparecer por toda a confiança e carinho conosco, é muito importante saber o quanto o nosso trabalho tem sido reconhecido e valorizado por cada um de vocês.

Que venham mais 5, 10, 15, 20 anos e que a cada ano essa turma só aumente, com novos desafios e novas conquistas.

Equipe Pilates Corpo & Alma

site 5 anos

The swimming

O exercício de hoje é em solo, conhecido como the swimming ( o nado ) o exercício se inicia com o aluno em decúbito ventral com os braços acima da cabeça, o aluno realiza a extensão do tronco e quadril ao mesmo tempo, retornar a posição inicial apoiando o membro inferior e superior no solo.

Esse exercício tem como objetivo o alongamento da cadeia anterior, mobilização de coluna e fortalecimento dos extensores de quadril e tronco.

Para facilitar realize extensão apenas do quadril ou tronco e para dificultar realize movimentos contralaterais.

Obs: não realize hiperextensão da cabeça, a mesma não deve tocar o mat.

Combinação de exercícios

O objetivo do exercício é a mobilização da coluna torácica e cervical e o alongamento da parte posterior seguido da extensão do quadril.

Em todo momento a aluna utiliza os 5 princípios do pilates para a realização da sequência:
– Concentração
– Respiração
– Centralização
– Controle e precisão
– Fluidez

Obrigado por assistir!