1º de Setembro

1º de Setembro, dia do Profissional de Educação Física.

O Estúdio de Pilates CORPO E ALMA deseja a todos os profissionais de educação física um ótimo dia a todos os profissionais.

dia do profissional de educação física

 

No dia 1º de Setembro, é comemorado em nosso país o Dia do Profissional de Educação Física, uma data voltada para a valorização e entendimento das várias modalidades que englobam essa profissão. Essa celebração ocorre nessa data por coincidir com a instituição da Lei Federal nº 9696, em 01 de setembro de 1998, que regulamentou a Profissão de Educação Física e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.

De acordo com o Conselho Federal de Educação Física, é reconhecido como Profissional de Educação Física aquele identificado pelas denominações a seguir: Professor de Educação Física, Técnico Desportivo, Treinador Esportivo, Preparador Físico, Personal Trainner, Técnico de Esportes; Treinador de Esportes; Preparador Físico-corporal; Professor de Educação Corporal; Orientador de Exercícios Corporais; Monitor de Atividades Corporais; Motricista e Cinesiólogo.

Independentemente da área em que o Profissional de Educação Física atua, ele sempre está diretamente relacionado com a promoção da saúde e aumento da qualidade de vida da população. Assim sendo, é fundamental que um profissional formado e devidamente registrado acompanhe as atividades físicas realizadas em academias e escolas, por exemplo, para garantir que a atividade ocorra de maneira adequada, além de garantir a saúde de quem está praticando.

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. “01 de setembro – Dia do Profissional de Educação Física”; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-do-professor-de-educacao-fisica.htm>. Acesso em 01 de setembro de 2016.

Dia nacional da conscientização da esclerose múltipla

30 de Agosto dia nacional da conscientização a esclerose múltipla.

Conscientização esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma doença neurológica crônica, de causa ainda desconhecida, em que se observa maior incidência em pessoas do sexo feminino. Distúrbios na marcha, na força, dormências, fraqueza muscular, rigidez articular e falta de coordenação motora estão entre os principais sintomas. Em estágios mais graves, a EM pode acarretar episódios de infecção ou insuficiência respiratória, que devem ser tratados com atenção e rapidez para minimizar o desconforto do paciente e coibir uma piora do seu estado geral.

A variedade dos sintomas e os diferentes graus de incapacidade dificultam a elaboração de guias e padronizações para a orientação de exercícios para essa população. No entanto, é certo que a execução de exercícios suaves é recomendada para as pessoas que carregam esta doença.

Estudiosos no assunto recomendam a aplicação de exercícios para desenvolvimento da força muscular. Por isso, o Pilates é tão indicado. A técnica colabora na melhora da coordenação das atividades conscientes e inconscientes. Um dos grandes benefícios é a diminuição da fadiga, mal que também afeta os pacientes com EM.

Os exercícios devem seguir uma lógica crescente de funcionalidade onde, para aqueles com maior déficit motor, sugere-se a aplicação de movimentos passivos, como, alongamentos lentos para os principais grupos musculares. A reeducação diafragmática e da musculatura acessória também entra na lista de benefícios.

Para indivíduos com maior nível de força são indicados alongamentos ativos e exercícios de resistência, com ou sem a ação da gravidade e com número de repetições próximo ao nível da fadiga.

O mais importante é que o paciente deve ter a aprovação médica para realizar os exercícios. Além disso, professor e médico devem estar em constante troca de informações sobre o paciente, pois é o médico que poderá permitir intervenções coerentes ao longo do tempo.

Fonte: Revista Pilates

Nós do estúdio de pilates Corpo e Alma somos apoiadores da ONG viver bem que apoia as pessoas com esclerose múltipla e mobilidade reduzida do ABCD e regiões.

No último dia 28 de agosto foi realizado uma caminhada em prol a conscientização das pessoas portadoras da doença. Abaixo as fotos do evento, quem tiver mais interesse pelo assunto e quiser contata-los  esse é o link da página no face da ONG https://www.facebook.com/www.vvbEM.com.br/?fref=ts

viver bem     pilates corpo e alma Participantes Caminhada Caminhada Caminhada Caminhada

 

 

6 anos de Pilates Corpo e Alma

Bom dia!!
Nós do estúdio de Pilates Corpo e Alma queremos agradecer a todos que aqui fazem e/ou já fizeram aula, por depositar em nós seu tempo e confiança.

Ontem dia 17/04/2016 fizemos 6 anos de historia, abrimos as portas para um futuro lindo .

Seis longos anos de muito trabalho, determinação, responsabilidades e respeito para com nossos alunos, clientes e /ou pacientes. Durante todos esses anos só temos a agradecer por tudo que conquistamos, por todo aprendizado.

Muito obrigado por fazerem parte dessa história.
Um grande abraços da equipe Pilates Corpo e Almaestudio

Nova Parceria

Nossa parceira nutricionista Antonia Cunha traz mais novidades em seu blog http://saudepravidatoda.wix.com/saudepravidatoda

Nossa parceira nutricionista Antonia Cunha traz mais novidades em seu blog http://saudepravidatoda.wix.com/saudepravidatoda

Mais uma parceria de sucesso!
Agora o Estúdio de Pilates Corpo e Alma conta com mais essa novidade para auxiliar nossos clientes em busca de uma qualidade vida cada dia melhor. Promovemos uma boa qualidade de vida todos os dias e é por isso que nos unimos sempre com pessoas que gostam do que fazem para se ter um serviço de qualidade. A nutricionista especialista em esportiva Antonia Cunha estará atendendo aqui no estúdio com horários agendados, os contatos dela vocês encontram no blog http://saudepravidatoda.wix.com/saudepravidatoda que conta também com diversas dicas. Espero que gostem, trabalhamos para obter o melhor para os nossos clientes sempre.

PILATES NA GESTAÇÃO

Pilates na Gestação

Muitas mães têm algumas duvidas e alguns medos quanto a pratica de algum exercício físico durante a gravidez, então resolvemos escrever um pouco sobre o que acontece na gravidez e o que o pilates pode fazer em relação à mãe e ao bebê durante e após a gestação.

Desafio do core contra a gravidade trabalhando toda a cadeia posterior na barra torre do Cadillac

Durante a gravidez é comumente necessário para a mulher adaptar sua postura para compensar a mudança de seu centro de gravidade, como uma mulher faz isso? Será individual e dependerá de muitos fatores, como força muscular, extensão articular, fadiga e modelos de posição. Em uma mulher não grávida, o centro de gravidade está localizado na altura dos rins. Mas na gestante, o centro de gravidade torna-se mais anterior, forçando a coluna. Há uma tendência para o deslocamento para frente, devido ao crescimento do útero e ao aumento das mamas. Para compensar, o corpo projeta-se para trás, amplia-se

a base de sustentação, os pés se distanciam e a porção cervical da coluna alinha-se para frente, muitas vezes ocasionando as dores e desconfortos.

Durante a gravidez é comum reter mais liquido porque o seu corpo todo está passando por diversos processos hormonais, principalmente no ultimo trimestre onde devido ao aumento de água em todo o corpo e também por alterações bioquímicas e fisiológicas durante a gravidez.

Visando toda essas mudanças o pilates ele é indicado a partir do 3º mês de gestação onde o período embrionário passou e já temos um feto se formando correndo um risco menor de sangramento, dor, descolamento da placenta, por isso nunca se esqueça de avisar o seu médico quanto a pratica de exercícios durante o período da gravidez, os riscos com o pilates são quase que nulos desde que trabalhado com profissionais capacitados para atender e entender a fisiologia da gestante durante esse período identificando seus limites e a execução correta dos exercícios.

Todo e qualquer exercício no pilates será sempre executado junto com a respiração, não só em grávidas, mas a respiração nesse período irá ajudar no momento das contrações e na hora do parto caso a mãe opte pelo parto natural também, algumas funções pulmonares são afetadas devido ao “descontrole” do organismo neste período.

Daremos mais atenção a alguns grupos musculares devido a sua necessidade assim como o fortalecimento do assoalho pélvico visando uma melhor recuperação no pós-parto principalmente em partos normais, evitando principalmente as incontinências, fortalecimento abdominal para evitar a diástase, (distensão do músculo abdominal comum no pós-parto devido ao aumento da pressão intra-abdominal) problema que causa certo desconforto e diminuição da autoestima da mulher no pós-parto.

O alongamento será trabalhado visando uma melhora nas dores principalmente na região lombar e nervo ciático que é a que as gestantes mais reclamam.

O trabalho com o pilates tem que ter uma continuidade no pós-parto também após o período de resguardo e a liberação médica para voltar às atividades. Alguns estabelecimentos oferecem aulas da mãe com o bebê para que se fortaleça o vinculo entre eles no primeiro ano.

Imagens meramente ilustrativas.

Imagens meramente ilustrativas.

 

Para assistir vídeos acesse nosso canal pelo botão do Youtube ao lado e se inscreva.

Você Sabia ? Bola suíça não é original do Pilates.

Além do equilíbrio que o aluno deve ter, o tempo todo o core deve estar ativado para ajudar na estabilização da coluna assim conseguindo manter o controle do corpo em cima da bola.

Além do equilíbrio que o aluno deve ter, o tempo todo o core deve estar ativado para ajudar na estabilização da coluna assim conseguindo manter o controle do corpo em cima da bola.

Você sabia que a tão famosa bola de pilates, não é original do método?

O trabalho com a bola suíça é muito antigo, desde 1960, na Suíça (por isso bola suíça). Com 55 ou 65 cm de diâmetro, eram usadas inicialmente na Europa, para o tratamento de problemas ortopédicos, para aumentar a consciência somática e encorajar o desenvolvimento neurológico pediátrico

Originalmente, a bola não compõem o conjunto original de acessórios do Método Pilates. No método usa-se os clássicos exercícios de solo (mat), as máquinas ( reformer, cadilac, wall unit, ladder barrel, high barrel, fly moon, chair , ped-pull ) e o magic circle. Acessórios, como faixas elásticas, rolos e as bolas foram trazidos para o método somente na modernidade, há pouco tempo, como o intuito de incrementar os exercícios, em especial os de solo.
Praticar os exercícios do método pilates na bola não é simples. A bola, por ser tridimensional, exige equilíbrioEquilíbrio em 4 apoios e muita concentração do praticante, especialmente naqueles exercícios onde o mesmo fica sentado ou deitado sobre ela.

 

 

Pilates para terceira idade ?

Pilates para terceira idade ?

    Sim com certeza, o Pilates traz muitos benefícios para a terceira idade.

Todos nós sabemos que com o passar do tempo nossas funções vão diminuindo naturalmente já em uma pessoa ativa, imagina em um sedentário.

Pois é cada vez mais o Pilates está sendo indicado por vários profissionais da saúde para pessoas da terceira idade, justamente para que o idoso não corra o risco de ficar debilitado e dependente de outras pessoas por falta de mobilidade que é ocasionada principalmente pelo sedentarismo quando não por patologias ósseas, musculares e principalmente neurológicas.

Onde o Pilates entra?

O treinamento e/ou reabilitação através do método Pilates é utilizado nesses casos para atender a fragilidade de cada indivíduo, seja ela por falta de equilíbrio, postura, osteoporose, pós operatório com ou sem implantação de próteses ou mesmo para o aumento da qualidade de vida do idoso.

Essa foto foi tirada em uma aula onde oo foco era o trabalho de alongamento da parte posterior da coxa no aparelho de Pilates CADILLAC, fortalecimento da parte anterior fazendo uma extensão do joelho segurando a bola como resistência e o equilíbrio em cima do disco de equilíbrio.

Essa foto foi tirada em uma aula onde oo foco era o trabalho de alongamento da parte posterior da coxa no aparelho de Pilates CADILLAC, fortalecimento da parte anterior fazendo uma extensão do joelho segurando a bola como resistência e o equilíbrio em cima do disco de equilíbrio.

 

 

Os benefícios proporcionado pelo método são:

– Diminuição do quadro de osteoporose.

– Diminuição de dores crônica e aguda.

– Alívio de tensão em regiões propensas.

– Melhora da postura( através dos estímulos da aula e com o trabalho equilibrado entre força e alongamento).

– Melhora da flexibilidade no geral. 

– Melhora do equilíbrio.

– Aumento da autoconfiança. 

Nossa Aluna vem frequentando as aulas de Pilates com a instrutora fisioterapeuta Mayara Batista de Morais já a mais de 6 meses e vem sendo observado melhora na marcha , pois ela sentia muita dor no joelho após ter colocado uma prótese total no mesmo. Notou se a melhora do equilíbrio e dores no geral.

Alongamento de flexores do quadril ( no caso da perna que está em cima do Reformer) e de isquiostibiais ( no caso da perna que est no solo.

Alongamento de flexores do quadril ( no caso da perna que está em cima do Reformer) e de isquiostibiais ( no caso da perna que está no solo).

 

Pilates em atletas de Triathlon.

Pilates em atletas de Triathlon.

Muito se sabe que hoje o Pilates é umas das atividades mais completas da atualidade, no qual é possível trabalhar com qualquer tipo de pessoa desde crianças à terceira idade, de pessoas com patologias até atletas e gestantes, sem restrição quando aplicado por profissionais qualificados das áreas de EDUACAÇÃO FÍSICA e FISIOTERAPIA.

O método Pilates foi criado pelo alemão Joseph H. Pilates, que na época da Primeira Guerra Mundial foi exilado na Inglaterra para auxiliar os enfermeiros dos hospitais improvisados a cuidar da recuperação dos fuzileiros feridos e utilizando seu método de exercícios foi treinando-os fazendo com que voltassem mais fortes e em menor espaço de tempo para as batalhas.

Assim como naquela época foi usado para reabilitar mais rápido os fuzileiros,  hoje o Pilates e seus princípios ajudam os atletas a se recuperarem de lesões e stress provocado pelos treinos de alta intensidade através de alongamento, força e trabalhos de correções posturais globais e específicas da modalidade.

O Pilates auxilia a grande maioria dos atletas que buscam ajuda de outras modalidades para melhorar seu desempenho em movimentos específicos de qualquer que seja a modalidade, melhorando sua capacidade de concentração para que consiga exigir ao máximo de si.

Para quem não conhece, o Triathlon é uma das inúmeras modalidades esportivas que inclusive também é olímpica e como o nome diz TRI que consiste em três modalidades que são praticadas em dias de competições oficiais nesta sequência Natação, Ciclismo e Corrida e suas distancias são estabelecidas de acordo com a organização do evento, como por exemplo, IRONMAN que é uma modalidade de Triathlon de longas distâncias compreendendo aproximadamente 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,195 km de corrida.

Aqui no Pilates Corpo e Alma temos a atleta e também professora de Ed. Física Mariana Marques que têm em seu currículo algumas provas de Meio Iron Man (provas com quilometragens pela metade da Iron Man) e a principal da sua carreira foi o Iron Man de Florianópolis disputado em maio de 2015 trazendo para casa o 17º lugar na competição, na categoria feminina de 30 a 34 anos.

Meio Iron Man Foz do Iguaçu

Meio Iron Man Foz do Iguaçu sábado 29/08/2015

 

 

iron man

Meio Iron Man Foz do Iguaçu sábado 29/08/2015

          Mariana conta que além dos treinos intensos de musculação para o ganho de força e resistência no geral, treinos específicos de natação e ciclismo não poderia deixar de fora as aulas de Pilates que tem ajudado muito na hora dos treinos e principalmente nos dias de prova, tanto para se manter bem fisicamente e focada durante as provas, quanto na transição de uma modalidade para a outra, que no caso dela sentia dores na região do quadril e glúteo na troca do ciclismo para a corrida.

          “- Estou satisfeita com os benefícios que o Pilates tem me oferecido e pretendo continuar, diz Mariana Marques.

medalha do 17ª lugar no Iron Man Brasil

Medalha do 17ª lugar no Iron Man Brasil

fortalecimento da cadeia posterior com estabilização de quadril.

Fortalecimento da cadeia posterior com estabilização de quadril no momento em que leva uma perna para trás.

          “ Com a atleta Mariana Marques vem sendo feito um trabalho bem específico no que ela mais precisa que é o alongamento de toda a cadeia posterior priorizando glúteos e ísquios–tibiais e trabalhos para fortalecimento do core fazendo com que a Mariana tenha um melhor desempenho em cada modalidade com o mínimo de força possível para que chegue até o final sem lesão e dentro do que ela espera diz o educador físico e professor de Pilates Eduardo Picelli do Pilates Corpo e Alma.

Em conjunto a Fisioterapeuta Mayara Batista de Morais ressalta que todo corpo precisa ser equilibrado em duas características principais, sendo elas, alongamento e força para haja equilíbrio corporal em qualquer que seja a modalidade e também para evitar grande parte das lesões sofridas por atletas e alto rendimento.

Todo o trabalho que é feito com os alunos do estúdio de Pilates Corpo e Alma conta com o educador físico especialista em Pilates professor Eduardo Picelli CREF: 079302-G/SP e com a fisioterapeuta e instrutora de Pilates Mayara Batista de Morais CREFITO: 58146-LTF.

 

Cuidado com o açucar

Bom dia, você sabia que o açúcar encontrado nos alimentos também é o que ajuda a criar a gordurinha em baixo da pele. Nesta matéria você irá conhecer a importância de dois tipos de tecido adiposo, os marrons e os brancos e suas definições e para que servem.

Não deixem de nos seguirem e ficar por dentro de muitas curiosidade e novidades relacionado a sua Saúde.

 

comidas gordas

 

                   Fonte : Revista Saúde